sexta-feira, 5 de abril de 2013

VÁRIAS FÁBULAS



A GALINHA DOS OVOS DE OURO

Um camponês e sua esposa possuiam uma galinha que punha todo dia um ovo de ouro.
Supondo que devia haver uma grande quantidade de ouro em seu interior, eles a mataram para que pudessem pegar tudo.
Então, para surpresa deles, viram que a galinha em nada era diferente das outras galinhas.
        O casal de tolos, desse modo, desejando ficarem ricos de uma só vez, perderam o ganho diário que tinham assegurado.
Autor: Esopo

Moral da História:

Quem tudo quer acaba ficando sem nada.
















O LEÃO E O RATO

Um Leão foi acordado por um Rato que passou correndo sobre seu rosto. Com um salto ágil ele o capturou e estava pronto para matá-lo, quando o Rato suplicou:
        - Se o senhor poupasse minha vida, tenho certeza que poderia um dia retribuir sua bondade.
        O Leão deu uma gargalhada de desprezo e o soltou.
        Aconteceu que pouco depois disso o Leão foi capturado por caçadores que o amarraram com fortes cordas no chão.
       O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou, roeu as cordas e libertou-o dizendo:
       - O senhor achou ridículo a idéia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer compensação pelo seu favor; Mas agora sabe que é possível mesmo a um Rato conceber um favor a um poderoso Leão.

Autor: Esopo

Moral da História:
Os pequenos amigos podem se revelar grandes aliados.












O LOBO E A OVELHA
Um lobo, muito ferido por mordidas de cachorros, repousava doente e muito machucado em sua toca.
Como estava com fome, ele chamou uma ovelha que ia passando por perto, e pediu-lhe para trazer um pouco da água de um regato que corria ao lado dela.
- Assim, - falou o lobo - se você me trouxer água, eu ficarei em condições de conseguir meu próprio alimento.
- Claro, - respondeu a ovelha - se eu levar água para você, você sem dúvida fará de mim uma  boa comida também.

Autor: Esopo

Moral da História:

As palavras de um hipócrita são fáceis de reconhecer.












A ÁGUIA E O GALO DE BRIGA

Dois galos estavam disputando em feroz luta, o direito de comandar o galinheiro de uma chácara. Por fim um pôs o outro para correr.
O Galo derrotado afastou-se e foi se recolher num lugar sossegado.
O vencedor, voando até o alto de um muro, bateu as asas e exultante cantou com toda sua força.
Uma Águia que pairava ali perto lançou-se sobre ele e com um bote certeiro levou-o preso em suas poderosas garras.
O Galo derrotado saiu do seu canto, e, daí em diante reinou absoluto livre de disputa.

Autor: Esopo

Moral da História:

O orgulho e a arrogância são o caminho mais curto para a ruína


Nenhum comentário:

Postar um comentário