sexta-feira, 5 de abril de 2013

FÁBULA: A Formiga e o Grão de Trigo




Leia o texto:



A Formiga e o Grão de Trigo

Fábula Italiana (Leonardo da Vinci)



Durante a colheita, um grão de trigo caiu no solo. Ali ele esperou que a chuva o enterrasse.

Então surgiu uma formiga que começou a arrastá-lo para o formigueiro.

- Por favor, me deixe em paz! – protestou o grão de trigo.

- Mas precisamos de você no formigueiro – disse a formiga. – Se não tivermos você para nos alimentar, vamos morrer de fome no inverno.

- Mas eu sou uma semente viva – reclamou o trigo. – Não fui feito para ser comido. Eu devo ser enterrado no solo para que uma nova planta possa crescer a partir de mim.

- Talvez – disse a formiga - mas isso é muito complicado para mim. E continuou a arrastar o trigo.

- Ei, espere – disse o trigo. – Tive uma idéia. Vamos fazer um acordo!

- Um acordo? – perguntou a formiga.

- Isso mesmo. Você me deixa no campo e, no ano que vem, eu lhe dou cem grãos.

- Você está brincando – disse a formiga, descrente

- Não, eu lhe prometo cem grãos iguais a mim no próximo ano.

- Cem grãos de trigo para desistir de apenas um? – disse a formiga desconfiada. – Como você vai fazer isso?

- Não me pergunte – respondeu o trigo -, é um mistério que não sei explicar. Confie em mim.

- Eu confio em você – disse a formiga, que deixou o grão de trigo em seu lugar.

E, no ano seguinte, quando a formiga voltou, o trigo tinha mantido sua promessa.





  


Nenhum comentário:

Postar um comentário